REGULAMENTO E PERGUNTAS FREQUENTES

PRIMEIROS PASSOS
É preciso criar uma conta de professor na Khan Academy, criar uma turma e adicionar alunos na sua turma. A partir de 25 de fevereiro, será possível inscrever sua turma no Khanpeonato Khan Academy de maneira rápida e fácil usando o banner do Khanpeonato que aparecerá no seu painel de professor. Caso precise de ajuda para começar, acesse: khanpeonato.khanacademy.org/resources.

Para que os alunos tenham a experiência completa do Khanpeonato, eles precisam fazer parte de uma turma na Khan Academy e ser inscritos no Khanpeonato por um professor. O programa terá dez semanas de duração e terminará no dia 24 de Maio. Após essa data, as recomendações que os alunos concluírem não contarão mais para os níveis do Khanpeonato.  Aproveite e convide outros professores para se juntar a esse desafio!
Professor, inscreva-se aqui!
PARTICIPAÇÃO COMO PROFESSOR
Recomendações: a partir de 18 de Março, você poderá recomendar aos alunos inscritos na Khan Academy vídeos, exercícios, artigos e atividades de mentalidade de crescimento. Sugerimos que você recomende pelo menos 45 minutos de prática por semana (aproximadamente 5 recomendações por aluno).  

Promova práticas: durante o Khanpeonato, qualquer recomendação feita pelos alunos (em casa ou em sala de aula) contará para o progresso no Relatório de Progresso do Khanpeonato.
Observação: práticas independentes que envolvam atividades não recomendadas não contarão para o progresso do Khanpeonato e não aparecerão no Relatório de Progresso do Khanpeonato.

Consulte o Relatório de Progresso do Khanpeonato: recomendamos que você consulte o Relatório de Progresso do Khanpeonato com frequência para ver em que nível sua turma está. Com a participação de seus alunos, acesse o Relatório de Progresso do Khanpeonato e clique em "verificar progresso". O progresso da turma aparecerá na tela. A melhor forma de fazer isso é projetando a tela para que a turma toda possa ver. O link para o Relatório de Progresso do Khanpeonato será disponibilizado em um banner no seu painel de professor e nos e-mails semanais.
Dica: se possível, grave um vídeo com a reação dos alunos e compartilhe conosco no Facebook usando #Khanpeonato.

Continue aprendendo, continue crescendo: Há um número ilimitado de níveis do Khanpeonato que podem ser desbloqueados. Defina uma meta e continue aprendendo, continue crescendo! Nunca se sabe o que você descobrirá no próximo nível do Khanpeonato :)
Cuidado: depois de desbloquear o primeiro nível, pode ser que os alunos peçam para você recomendar mais atividades (o sonho de qualquer professor)!

O programa terá dez semanas de duração e terminará no dia 24 de Maio. Após essa data, as recomendações que os alunos concluírem não contarão mais para os níveis do Khanpeonato.

Professor, inscreva-se aqui. Aproveite e convide outros professores para se juntar a esse desafio!


participação como aluno
Os alunos fazem as atividades recomendadas pelo professor para desbloquear os níveis do Khanpeonato e para conquistar seus certificados! O professor recomendará nossas divertidas e interativas atividades de mentalidade de crescimento para ajudar os alunos a aprender como funciona o cérebro e o aprendizado. Cada atividade os ajudará a criar uma mentalidade de crescimento, descobrir novas estratégias de aprendizagem e desenvolver a confiança.

Se o aluno não puder participar do Khanpeonato como parte de uma turma, ele poderá fazer as atividades de mentalidade de crescimento do Khanpeonato de maneira independente para desenvolver uma mentalidade de crescimento.

IDEIAS PARA IMPLEMENTAR O KHANPEONATO
O Khanpeonato foi criado para se adaptar ao ambiente da sua sala de aula. Abaixo, apresentamos algumas sugestões que podem ser usadas com seus alunos.

Khanpeonato como competição entre os alunos da escola, ou entre alunos de determinado ano escolar: se os seus alunos forem competitivos, é possível transformar o Khanpeonato  em uma competição, de fato. Você pode criar uma corrida entre as turmas de um mesmo período ou de um mesmo ano para ver quem alcança primeiro um determinado nível do Khanpeonato. Registre o progresso dos competidores usando um pôster no corredor da escola ou use o sistema de comunicação interna da escola para anunciar semanalmente em que nível do Khanpeonato está cada concorrente. No final do programa, reconheça as turmas que estiverem nos níveis mais avançados do Khanpeonato da maneira que achar melhor. Seus alunos terão direito a certificados do Khanpeonato também.

O Khanpeonato como um desafio colaborativo da turma: nem todas as salas de aula são competitivas. O Khanpeonato é um ótimo programa para melhorar a colaboração e o trabalho em equipe em sala de aula. Defina um nível do Khanpeonato que a turma deve alcançar em grupo. Incentive os alunos a trabalharem juntos para completar o número de recomendações necessárias para alcançar o próximo nível a cada semana. Permita que os alunos mantenham uma contagem ao lado dos seus nomes em um quadro/pôster toda vez que completarem a recomendação da semana. A cada semana, defina um momento para projetar o Relatório de Progresso do Khanpeonato para a turma. Comemore cada nível alcançado e dê destaque a quem mais contribuiu naquela semana. Veja até onde vocês conseguem chegar juntos!

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES

POSSO PARTICIPAR DO KHANPEONATO SE NÃO MORO NO BRASIL?
No momento, o desafio de dez semanas que compreende o Khanpeonato só está disponível para salas de aula do Brasil. O conteúdo de mentalidade de crescimento, porém, também poderá ser encontrado nas páginas dos EUA, México e Índia, que participaram do Khanpeonato no final de 2018. Esperamos expandir o programa para outras localidades nos próximos anos.
POSSO PARTICIPAR DO KHANPEONATO SE NÃO FOR ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO?
Sim. Professores e alunos que não estejam no Ensino Fundamental ou Médio podem participar do Desafio. No entanto, o programa é mais adequado para turmas desses anos escolares.
COMO DIRETOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO OU FUNCIONÁRIO DE SECRETARIA DE ENSINO, POSSO CADASTRAR MEUS ALUNOS NO KHANPEONATO?
O Khanpeonato foi desenvolvido para professores e suas turmas, e funciona melhor quando os professores cadastram cada uma de suas turmas no programa. Recomendamos que a inscrição seja feita pelo professor.
COMO PAI OU MÃE, COMO POSSO PARTICIPAR DO KHANPEONATO COM MEUS FILHOS?
Incentive seus filhos a fazerem as atividades de mentalidade de crescimento do Khanpeonato. Você pode aprender junto com eles para motivá-los.
ONDE POSSO ENCONTRAR RECURSOS PARA ME PREPARAR PARA O KHANPEONATO?
Veja a página Recursos do Khanpeonato!
E SE EU TIVER UMA PERGUNTA QUE NÃO FOI RESPONDIDA AQUI?
Caso você tenha perguntas específicas sobre o Khanpeonato ou perguntas gerais sobre a Khan Academy, envie uma solicitação para nossa Central de ajuda. Na Central de ajuda, também é possível ler artigos com instruções ou enviar uma mensagem na comunidade de suporte.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PARTICIPAÇÃO

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O KHANPEONATO E A KHAN ACADEMY NORMAL?
O Khanpeonato foi criado dentro da Khan Academy. Ele é uma experiência divertida e motivadora, que traz as atividades de mentalidade de crescimento como um elemento extra à prática de sala de aula. O Khanpeonato está disponível para salas de aula pelo período de dez semanas a partir da volta às aulas, e, como parte do programa, os professores têm acesso a um Relatório de Progresso exclusivo do Khanpeonato, que mostra o progresso da turma em uma série de níveis de progresso.
QUAIS CONTEÚDOS MEUS ALUNOS ESTUDARÃO DURANTE O KHANPEONATO?
Os conteúdos estudados pelos alunos durante o Khanpeonato são selecionados pelo professor. Durante o Khanpeonato, os professores podem recomendar conteúdos de toda a biblioteca da Khan Academy. Qualquer conteúdo (vídeo, artigo, exercício) recomendado por um professor conta para o Khanpeonato. Os professores também devem recomendar atividades de mentalidade de crescimento durante o Khanpeonato para desbloquear os níveis de progresso.
QUANTO TEMPO POR SEMANA É NECESSÁRIO PARA PARTICIPAR DO Khanpeonato?
As turmas completam os níveis do Khanpeonato ao completar as recomendações. Em média, sugerimos quatro recomendações para cada aluno por semana do Khanpeonato (uma de mentalidade de crescimento e 3 de atividades alinhadas à pratica do conteúdo dado em sala de aula). Se o professor seguir essa sugestão e fizer quatro recomendações para cada aluno por semana, estimamos que cada aluno precisará de 40 a 45 minutos para completar as recomendações. As recomendações podem ser feitas em sala de aula, como lição de casa ou em qualquer horário em que os alunos tenham acesso às suas contas da Khan Academy, até mesmo no contraturno ou na biblioteca. Os professores podem recomendar mais ou menos atividades dependendo do que considerarem adequado para os alunos.
COMO AS TURMAS AVANÇAM DE UM NÍVEL PARA OUTRO?
As turmas concluem os níveis ao completar três recomendações por aluno. Por exemplo, uma turma de 20 alunos precisa fazer 60 recomendações para concluir um nível. Não é obrigatório atingir um nível específico do Khanpeonato, ou seja, as turmas podem trabalhar em seu próprio ritmo para atingir sua própria meta. O Khanpeonato oferece um número ilimitado de níveis que podem ser desbloqueados, os quais são progressivos (não é possível perder níveis). Entretanto, os professores possuem uma meta para receber certificado de participação: alcançar pelo menos o nível 6 de progresso com sua turma dentro das dez semanas do Khanpeonato.
E SE EU INCLUIR/EXCLUIR ALUNOS NO MEIO DO DESAFIO?
O progresso da sua turma nos níveis já concluídos do Khanpeonato ficará salvo. Por exemplo, digamos que você ganhou o prêmio do nível 1 com uma turma de dez alunos, mas, depois, entraram mais dois alunos na turma. Sua meta de recomendações do nível 2 aumentará considerando esses 2 alunos, mas você NÃO perderá o progresso do nível 1. Não é possível perder níveis no Khanpeonato.
QUALQUER COISA RECOMENDADA POR UM PROFESSOR CONTA?
Sim. Qualquer coisa recomendada por um professor conta para o Khanpeonato, inclusive conteúdos de diferentes assuntos e anos. Todas as recomendações concluídas contam, independentemente do ano escolar da recomendação ou de ela ter sido entregue fora do prazo.
OS PROFESSORES PRECISAM RECOMENDAR AS ATIVIDADES DE MENTALIDADE DE CRESCIMENTO PARA QUE ELAS SEJAM CONTABILIZADAS NO KHANPEONATO?
Sim. As atividades de mentalidade de crescimento precisam ser recomendadas pelo professor para serem consideradas. Cada atividade de mentalidade de crescimento é composta por três artigos chamados de parte 1, parte 2 e parte 3. O professor precisa recomendar a atividade e o aluno precisa completar as três partes referentes a essa atividade de mentalidade de crescimento.
SE EU APAGAR UMA RECOMENDAÇÃO DO MEU PAINEL DE PROFESSOR, ISSO AFETARÁ O PROGRESSO DA TURMA NO KHANPEONATO?
Qualquer atividade concluída antes de você apagar a recomendação será registrada e contabilizada no progresso da turma. No entanto, atividades concluídas APÓS a exclusão da recomendação não serão contabilizadas.
O TRABALHO DOS ALUNOS EM MATERIAIS QUE EU NÃO RECOMENDEI CONTA PARA O KHANPEONATO?
Não, apenas as atividades recomendadas são contabilizadas. Isso garante que os alunos trabalhem no nível de aprendizado deles e em materiais relevantes para a sua turma. No entanto, incentivamos os alunos a trabalharem de forma independente na Khan Academy e a comemorarem seu progresso com os pontos de energia conquistados.
O QUE ACONTECE APÓS O KHANPEONATO?
O Khanpeonato acontece do dia 18 de março ao dia 24 de maio. No fim do Khanpeonato, os professores continuarão tendo acesso normal à Khan Academy, inclusive às ferramentas de recomendação e ao conteúdo completo da biblioteca. Após o dia 24 de maio, as recomendações que os alunos concluírem não contarão mais para os níveis do Khanpeonato. Os professores poderão continuar verificando o Relatório de Progresso do Khanpeonato até 8 de junho. O Relatório de Progresso do Khanpeonato será removido no dia 9 de junho.
O YOUTUBE É BLOQUEADO NA MINHA ESCOLA. COMO DEVO PROCEDER?
O reprodutor de vídeos reserva da Khan Academy será usado automaticamente para reproduzir vídeos caso o YouTube seja bloqueado na sua escola.
O TYPEFORM É BLOQUEADO NA MINHA ESCOLA. COMO DEVO PROCEDER?
Peça para sua escola desbloquear o endereço www.typeform.com para que os alunos possam fazer as atividades de mentalidade de crescimento. Para saber outros sites que precisam ser desbloqueados para acessar todo o conteúdo da Khan Academy, veja este artigo.